O storytelling é conhecido no mercado do cinema e até no marketing, e suas técnicas podem ser usadas para atrair mais fãs para a sua marca.
O storytelling está presente no marketing há muito tempo.
Acima de tudo, ele é uma técnica narrativa que busca contar histórias que se conectam com as pessoas, atraindo fãs e gerando relacionamento entre a marca e sua persona.
Mas é preciso ter uma coisa em mente: nem sempre contar histórias é storytelling. Nos vídeos, ele é usado para contar uma história capaz de passar mensagens claras e que geram engajamento.
Diversas marcas usam da estratégia para a criação de seus conteúdos.
A Nike, por exemplo, usa atletas e conexões entre o esporte e as pessoas para criar vídeos épicos, como a campanha feita recentemente durante a pandemia. A marca tem um tom de superação, focando sempre em vídeos onde uma história e contada e alguém no vídeo se torna uma espécie de herói.
Outro formato muito usado é o cómico.
Na campanha do aplicativo de encontros Badoo, produzida aqui pela Six O’ Clock, compilamos “dates” divertidos, com um pequeno storytelling de como o Badoo te ajuda e conhecer novas pessoas.
Confira ele aqui.
Por que usar storytelling?
Como falamos em outro artigo publicado aqui no nosso blog, vídeos são um formato de fácil consumo e engajamento.
Por conta disso, eles passaram a ser um grande aliado no reforço de marca, afinal vídeos carregam linguagem e imagem da marca, aumentando a capacidade das empresas se tornarem referência. E é aí que entra a necessidade de um bom storytelling!
Dicas de como produzir um storytelling
Em primeiro lugar, devemos ter em mente na hora de montar uma estratégia é que seu produto aqui é um coadjuvante, não o personagem principal da história.
É necessário construir sua história em torno de personagens envolventes e uma história que desperte sentimentos: alegria, tristeza, conexão, curiosidade.
Por isso, um bom roteiro é necessário, pois é através dele que encontraremos o momento exato em que o seu produto fará parte da história, mostrando seus benefícios e como ele se conecta com toda a história.
Gostou do nosso conteúdo? Não deixe de seguir nossas redes sociais para receber muito mais!