Entenda as principais diferenças entre animações 2D e 3D e como podem ser usadas na sua empresa!
Quando ouvimos falar em animação, você provavelmente pensa em desenhos e filmes animados, mas a verdade é que também existe um mercado crescente em comerciais, peças publicitárias e muito mais.
As mais famosas são animações 2D e 3D e existem grandes diferenças entre elas, principalmente para produção de conteúdo e marketing.
A letra D nesse caso é bastante conhecida, significa dimensões, que tem a ver com as características no espaço. Por exemplo, animações 2D são produzidas com base em duas dimensões, largura e comprimento. Já o 3D, adiciona uma terceira dimensão, a profundidade.
Mas, essas são as únicas diferenças? Vamos explicar melhor sobre isso ao longo do texto.
Diferenças entre Animação 2D e Animação 3D
Os vídeos em 2D são com imagens planas, vistas por um ângulo único pela audiência. Isso faz com que os desenhos sejam feitos pensando apenas nos traços que você pode ver, ou seja, os elementos são dispostos apenas em um espectro de altura e largura.
A maior vantagem deste tipo de animação é o custo que será muito menor, pois são peças feitas em menor tempo do que em 3D. São excelentes para apresentar um novo produto, passar uma mensagem que seja urgente, comunicado interno, pequenos comerciais, peças curtas.
Em contrapartida, em 3D a história pode ser mais imersiva, já que a profundidade “entra em jogo”, além da largura e altura. Por isso, quem assiste consegue perceber muito mais detalhes, texturas, cores e ver as situações em múltiplos ângulos.
Animação 2D
Além das diferenças que já foram faladas, este tipo de técnica também se diferencia pela variedade de opções de produção. Isso ocorre porque o vídeo 2D se adequa a diferentes estilos de vídeo como: institucional, comercial, tutorial, explicativo e principalmente, conteúdo.
Neste tipo de produção o movimento tem uma maior limitação em relação ao 3D. A primeira coisa em que é desenhada, é a pose-chave, em seguida o resto das poses-chave. Só depois são desenhados todos os frames entre eles.
Quando desenhamos um personagem, objeto, peça em 2D, temos que desenhar apenas o que é visto em cena. Por exemplo, se é um personagem e ele fecha os olhos, o globo ocular não existe mais até que o desenhe novamente.
Animação 3D
Diferentemente do estilo 2D, as possibilidades de movimento do 3D são muito maiores. Efeitos de movimentação, expressão e maior personalidade para as criações. Também tem o diferencial de poder mostrar detalhes, muito utilizado para lançamento de produtos, por exemplo.
Como é algo tridimensional, é possível ter múltiplos ângulos de visualização, o que permite dar um toque mais emocional e realístico à cena.
Algumas animações em 3D são criadas a partir de um esqueleto virtual conhecido como rigging, ou rig. Nessa técnica, é adicionado movimento ao personagem por meio da construção de uma série de “ossos” que simula um corpo humano real.
A partir daí, peças individuais do esqueleto vão se ajustando em cada quadro para que, quando colocados em sequência, o movimento possa acontecer.
De qualquer forma, usar animações enriquece o seu material de vendas ou a história que você quer contar ao público. Por isso, é preciso investir sempre nas melhores produtoras de audiovisual.
A Six O’ Clock possui expertise nas melhores e mais avançadas técnicas de animação e, além disso, conta com empresas como a Lab8, especialista em marketing 360º para dar aquele toque especial e alavancar sua empresa.
Transformamos sua ideia em realidade!
Ainda tem dúvidas? Entre em nosso site e deixe a Six O’Clock mostrar o que podemos fazer por você!