Diferenças entre realidade aumentada e realidade virtual

Diferenças entre Realidade Aumentada e Realidade Virtual

Entenda as principais diferenças entre realidade aumentada e realidade virtual.

Apesar de parecer a mesma coisa, realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) são bem diferentes, embora estejam profundamente interligadas. Ambas tecnologias estão mudando e revolucionando a maneira de percepção da mídia e até da realidade, criando novas e emocionantes experiências interativas.

Em essência, a VR leva você para um novo ambiente criado através do computador, enquanto a AR inclui projeções de conteúdos e informações complementares no mundo real, como, por exemplo, o jogo Pokemon GO, que ficou muito famoso em 2016.

Eles necessitam de um intermediário para serem acessados, aplicativos ou acessórios, como óculos especiais. Mas as experiências de cada um são totalmente diferentes e é isso que iremos explorar e explicar no texto.

Realidade Virtual: Experiência em ambientes novos.

Realidade Virtual: Experiência em abientes novos

Essa é uma realidade já bastante conhecida por gamers e amantes de animação. A tecnologia famosa como Virtual Reality, usa dispositivos como óculos ou capacetes de imersão com telas adaptadas para simular um espaço tridimensional. Esses aparelhos podem ser controlados com movimentos da cabeça ou das mãos, permitindo que você execute ações dentro do ambiente criado. 

Por trás da tecnologia, existe uma técnica chamada “head tracking”, que em português significa “monitoramento de cabeça”, e permite que você olhe ao redor do mundo virtual apenas virando a cabeça.

Devido ao seu funcionamento e acessórios, o custo dessa tecnologia é mais caro. Em sua maioria, são usados em jogos para simular corridas, parques de diversão, e outras situações em que o jogador assume o lugar do personagem. Mas também pode ser usado como ferramenta de aprendizado e treinamento, inclusive por grandes empresas.

Além de que o mecanismo pode ser usado no jornalismo e marketing digital com a publicação de registros fotográficos e vídeos em 360º, chamando a atenção do público e engajando muito mais.

Realidade Aumentada: Adicionando conteúdo no cenário verdadeiro

Realidade Aumentada: Adicionando conteúdo no cenário verdadeiro

Conhecida como Augmented Reality, a Realidade Aumentada é uma tecnologia que não o coloca dentro do mundo virtual. Em vez disso, captura imagens digitais e as reproduz no mundo real, através do uso de uma lente ou smartphone.

Além do exemplo citado, uma forma muito comum de realidade aumentada, e faz muito sucesso, são os filtros do Instagram e TikTok – que incluem animações e acessórios sobrepostos às imagens. Hoje, praticamente todo ramo de negócios pode utilizar AR para incrementar o trabalho e chamar atenção do público, criando experiências com seus clientes e consumidores.

A AR também pode ser reproduzida em qualquer lugar com o uso de dispositivos adequados, diferentemente da realidade virtual que necessita do auxílio de tecnologias 3D, Inteligência artificial e deep learning. Justamente por isso a aumentada pode ser, financeiramente, mais em conta do que a VR.

Exemplos de sucesso: Case PepsiCo

Exemplos de sucesso: Case PepsiCo

A realidade aumentada já é realidade há um bom tempo e nos negócios vem crescendo cada dia mais, transformando o que acreditamos ser a realidade. Aquele que aproveita a onda para produzir trabalho, sai na frente da concorrência.

Em 2014, a PepsiCo realizou uma “brincadeira” com os passageiros de Londres usando um painel de ponto de ônibus habilitado pela AR. Quem passava pelo ponto se assustava por causa das imagens como um tigre rondando, um meteoro colidindo ou um tentáculo de alienígena pegando pessoas na rua.

A tecnologia também foi usada pelas Forças Armadas dos Estados Unidos, fornecendo aos soldados uma melhor percepção situacional, chamada de “Tactical Augmented Reality”. A ferramenta ajuda os soldados a localizar com maior precisão suas posições, bem como as localizações de outras pessoas.

Conquiste outras realidades com a Six O Clock! (Case: Syngenta)

Conquiste outras realidades com a Six O’ Clock

Precisa de um projeto de Realidade Virtual ou Aumentada e não sabe por onde começar?

Na Six O’ Clock, trabalhamos com realidade aumentada e virtual, além de toda a expertise em animações 3D e vídeos 360º, que ajudam a atingir os objetivos que sua empresa tem.

Se você não acredita, confira esse projeto: fizemos o vídeo de lançamento de um fungicida da Syngenta, chamado Miravis, em parceria com a MetaUniverse.  

Na animação, contamos uma história que se relaciona com o produto, tornando seu entendimento muito mais fácil, além de chamar a atenção do público.

Nesse caso, o vídeo em realidade virtual foi um sucesso.

Confira aqui:

Para potencializar seus projetos, trabalhamos em conjunto com a Agência Lab8, que foca no marketing digital para divulgar todo o seu potencial. Veja nosso portfólio e fale conosco para o seu próximo projeto.

Compartilhe Este Post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email